segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quer engravidar? 5 dicas para aumentar a fertilidade

Às vezes, a natureza precisa de um empurrãozinho. Veja o que você pode fazer para aumentar suas chances de engravidar
Por Carla Leonardi, filha de Pérola e Mauro
24.10.2014
Terminar os estudos, esperar a carreira se estabilizar, comprar uma casa, fazer aquele curso no exterior... Hoje em dia, ter filhos é um plano que tem ficado cada vez mais para frente. Normal, afinal, as mulheres ocupam hoje um lugar na sociedade diferente do que ocupavam décadas atrás. A questão é que o corpo nem sempre pode esperar tanto, mas algumas dicas podem ajudar a manter a fertilidade por um tempo maior.

1- Parar de fumarPode parecer um assunto batido, mas nunca é demais lembrar. Diversos estudos já mostraram que o tabagismo diminui as chances da mulher engravidar, pois prejudica o desenvolvimento embrionário e endometrial. Além disso, os componentes do cigarro danificam também o movimento das trompas, o que aumenta o risco de gravidez ectópica (fora do útero). Quem faz tratamento de reprodução assistida também deve ficar atenta, já que o tabagismo reduz significativamente os resultados e ainda pode precipitar a idade da menopausa.
2- Reduzir a ingestão de álcoolO consumo de bebidas alcoólicas está relacionado a alterações na produção de hormônios. Além disso, pode levar a anormalidades no desenvolvimento do embrião e do endométrio, reduzindo o potencial fértil da mulher. Alguns estudos sugerem também um aumento no risco de abortamento.
3- Ficar atenta à balançaA obesidade aumenta  a incidência de distúrbios como a síndrome dos ovários policísticos. Quem faz fertilização in vitro também precisa ficar de olho na balança, já que a obesidade reduz as taxas de sucesso do tratamento.  
4- Fazer o possível para evitar situações de stressÉ difícil encontrar pessoas que não tenham que lidar com o stress diariamente. Mas quem quer aumentar as chances de engravidar deve procurar um equilíbrio, já que estudos mostram que mulheres que trabalham por longas jornadas semanais levam mais tempo para a concepção quando comparadas a mulheres que têm jornadas mais curtas. Da mesma forma, quadros de stress psicológico como distúrbios de ansiedade e depressão são diagnosticados em cerca de 30% das mulheres que fazem tratamento de reprodução.
5- Praticar exercícios físicosEssa é uma dica antiga, mas que ajuda nas recomendações anteriores. Fazer exercícios físicos regularmente leva à perda de peso e à redução do stress, ou seja, pode ajudar muito as mulheres que estão tentando engravidar.
Consultoria: Dr. Alexander Kopelman, ginecologista da Clínica Gera
fonte: r7.com.br

Nenhum comentário: